terça-feira, 29 de agosto de 2017

John Lundberg: Eu faço Crop Circles

"Eu faço Crop Circles"

Os agricultores geralmente cobram aos espectadores uma taxa de entrada, o negócio chorudo na Inglaterra.

É a temporada para os círculos das culturas. E o filme Mel Gibson, Signs, renovou o interesse em quem - ou o que - pode fazer essas marcas misteriosas. Aqui, o controverso fabricante de cenários John Lundberg fala das suas noites nos campos de Wiltshire.

Eu não me considero um mentiroso - não estou interessado em enganar ninguém. No entanto, a suposição é que se eu fizer um círculo numa colheita, deve ser porque eu quero minar as crenças das pessoas que pensam que não são feitas pelo homem.

John Lundberg: "Alguns nos consideram hereges"

Mas os mitos e o folclore que se acumulam em torno dos círculos de colheita são o que me fascinam. 
E sempre tentamos ter um relacionamento tão bom quanto possível com a comunidade de pesquisa dos círculos de culturas, mesmo que estejamos em desacordo com isso.

É como na política - há os moderados que estão felizes em conviver conosco e com os extremistas que nem sequer admitem que um círculo de colheitas pode ser feito por nós humanos.

Locais como Silbury Hill são locais privilegiados.

Então, surgem algumas teorias da conspiração realmente estranhas que cresceram ao nosso redor. 
O mais divertido é que estamos com o governo ou o serviço secreto, que somos agentes de desinformação que são enviados para encobrir círculos genuínos feitos talvez por extraterrestres, viajantes do tempo, linhas legais, seja o que for.

Meu coletivo de arte - eu mesmo, Rod Dickinson e Will Russell - recebem milhares de e-mails e chamadas telefônicas abusivas. Tivemos ataques na nossa propriedade, e um membro da minha equipe teve tijolos contra ele. Mas pelo menos isto não é a América - as pessoas não carregam armas aqui.

Seguindo uma longa tradição

Meu grupo, os Círculos, agora descreve o que fazemos como prática de arte, mas no princípio foi apenas por curiosidade.

Os sinais aumentaram o interesse nos círculos das colheitas

Quando, em 1991, Doug Bower e Dave Chorley admitiram que tinham feito círculos nos últimos 13 anos, o interesse despencou.

Queríamos reagir de novo, tornando as formações tão grandes e tão complexas que as pessoas mais uma vez começariam a fazer a pergunta: "É possível que essas coisas sejam feitas pelo homem?"

Como estamos todos com base em Londres, gastamos muito dinheiro na gasolina e muito dinheiro levando e descendo a M4 para a Wiltshire.

A estação vai de abril, quando a primeira safra é a violação de sementes oleaginosas. Em junho, é cevada e, até meados de julho, é trigo. Essa é a melhor safra para trabalhar, é aí que aparecem os círculos mais espetaculares. Como cada haste está ereto, você pode obter clareza nítida.

As ferramentas são uma fita de topógrafo e uma prancha

Nós costumávamos projetar os círculos no papel, mas porque as formações ficaram tão grandes, é mais fácil usar um computador.

É tudo de muito baixa tecnologia quando entramos no campo. 

Usamos a fita métrica do topógrafo e um pedreiro, que é basicamente uma placa de madeira. Para fazer um círculo, uma pessoa fica no meio como pivô e outra segura o final da fita e se aproxima delas.

Os círculos de colheita são tratados como atrações turísticas legítimas em Wiltshire. Um feito em 1996 obteve mais visitantes do que Stonehenge e o agricultor arrecadou cerca de £ 30,000 em quatro semanas cobrando uma libra por pessoa.

Supondo que uma formação não seja muito visitada, o agricultor poderá abaixar as lâminas na sua lombada e colher a colheita achatada.

Experiências inexplicadas

Parece um pouco embaraçoso, mas tive um avistamento OVNI ao fazer círculos em Wiltshire.

"Foi um avistamento clássico de OVNI"

Era uma forma de charuto preto com luzes estroboscópicas muito rápidas. 

Apareceu no horizonte e lentamente se arqueou sobre nós, completamente silencioso. Era um avistamento clássico dos OVNIs em que não sabíamos o que era.

Eu vi bolas de luz quebrando na borda do campo, o que é um pouco desconcertante. 

Mas o que eu vejo com mais frequência são flashes de luz, como se alguém estivesse segurando um flashbulb na frente dos meus olhos.

Duas vezes isso aconteceu enquanto tínhamos jornalistas conosco. 

Um, do The Face, era muito céptico desse lado. Sobre a metade da formação, ele veio correndo até mim gritando: "Você viu esse lampejo de luz?" 


Sem comentários:

Enviar um comentário